No post anterior, comentamos sobre as vantagens do detalhamento técnico em seu projeto. Agora, vamos falar sobre como realizá-lo da melhor maneira possível. Nosso objetivo agora é destacar o uso correto de algumas ferramentas de prototipagem, para que você alcance excelentes resultados e ainda evite possíveis erros.
Entre elas, destacam-se:
- Materioteca
Consiste em um acervo de amostras de materiais organizados por categorias: os metais, os polímeros, os compósitos, os cerâmicos e os naturais. O objetivo é proporcionar contato tátil e visual das amostras, além de oferecer informações que facilitam a escolha consciente de materiais para o desenvolvimento de um produto.
- Box de iluminação
Com esta ferramenta é possível testar diferentes tipos de iluminação, sendo ela direta, indireta, backlight e flytech.
- Impressora 3D
Através da tecnologia de fabricação aditiva, em que um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material, a impressora 3D oferece aos desenvolvedores de produtos a facilidade de reproduzir materiais com diferentes propriedades físicas e mecânicas. Hoje, já existem tecnologias de impressão avançadas que permitem imitar com precisão quase exata a aparência e a funcionalidade dos protótipos.
Ao utilizar as ferramentas citadas acima, você garante um detalhamento técnico bem executado e ainda transmite com precisão ao seu fornecedor as informações necessárias para a execução do projeto.
Acompanhe o blog da Hábil e fique ligado em nossa série de posts sobre detalhamento técnico. Na próxima semana, tem mais!
Por Jonas Diehl e Pedro Capistrano
Comments are closed.