A IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS PARA AS EMPRESAS

redes sociais para as empresas

O marketing digital tem sido uns dos segmentos que mais tem crescido nos últimos anos. O que antes era inovador, hoje é inevitável, e vemos um processo em que muitas empresas estão migrando para o mundo online e as que se recusam, estão ficando para trás.

As redes sociais têm papel fundamental no marketing digital, pois são os canais ideais para estreitar as relações com os clientes e gerar visibilidade da marca em proporções muito maiores quando comparadas às publicidades tradicionais, e com um custo muito menor.

Uma pesquisa da Nielsen mostra que 78% dos anúncios digitais no Brasil conseguem atingir o público-alvo. Isso ocorre graças ao alto grau de segmentação que é possível fazer nas plataformas, como por exemplo, no Facebook, em que podemos segmentar desde a idade até as músicas preferidas dos clientes.

Além disso, oferecem uma análise de dados detalhada de cada ação implementada, podendo ser mensurada e alterada a todo momento para gerar o conteúdo certo, na hora certa, para a pessoa certa.

pesquisa nielsen

Como criar uma estratégia digital de sucesso nas redes sociais:

Defina o seu público-alvoAspectos demográficos, psicográficos, comportamentais e psicológicos devem ser observados e analisados. Você precisa saber com quem está falando, o que essa pessoa procura, quais são seus hobbies,  sua rotina, seus gostos. Quanto mais detalhes tiver, mais efetiva será a sua mensagem.

Faça um benchmark. É fundamental entender o que os concorrentes estão fazendo nas redes sociais para aperfeiçoar técnicas, se posicionar e até inovar com algo que a concorrência não tenha feito e que te torne único.

Defina seus objetivos.  Seu objetivo é aumentar a demanda? Criar influência online para implantar futuramente uma plataforma e-commerce? Conquistar novos clientes? Incrementar o share of mind? Defina suas metas para, posteriormente, saber por onde conquistá-las.

Selecione as plataformas que irá utilizar. Há dezenas de opções de redes sociais na internet. É preciso analisar em quais delas o seu público-alvo está e em quais você irá atingir o seu objetivo de forma mais efetiva. O Instagram, por exemplo, tem uma proposta completamente diferente do Linkedin, assim como a do Snapchat.

Produza conteúdo relevante. Vá além do óbvio. A tendência hoje é, cada vez mais, as empresas investirem no marketing de conteúdo, com postagens que falam menos do seu produto e mais de assuntos relacionados a ele. Como exemplo temos a RedBull, que, apesar de vender energéticos, fala pouco sobre isso, focando no estilo de vida que está relacionada (esportes radicais, cultura e natureza).

Crie um plano de ação de médio e longo prazo. Os resultados nas redes sociais demoram mais para aparecer, quando comparados com os resultados das mídias tradicionais, pois constrói uma relação mais profunda com o cliente. Portanto, esteja ciente de que você terá que investir tempo e dedicação para criar um planejamento de campanha e conteúdo relevante. Mas não se preocupe! Os resultados virão, só demorarão um pouco mais para aparecer.

Mensure os resultados. Os dados são fundamentais para você entender o que deve ser eliminado e o que deve continuar. Além disso, mostra quais conteúdos o seu público-alvo mais se interessa, ajudando a entendê-lo de forma mais profunda.

Vale lembrar que o investimento nas redes sociais tem um custo muito baixo e resultados surpreendentes. Use as técnicas listadas acima e melhore a performance da sua empresa! Contrate um profissional para a área ou uma agência digital especializada para alavancar a sua empresa e deixar seus clientes ainda mais próximos.

E se você gostou desse artigo, recomendamos que leia  A Nova Configuração da Mídia Off-line para entender mais sobre a transformação que os meios digitais estão trazendo para o mundo do marketing e, principalmente, para a publicidade.

 

Por Juliana Damasco

Posted on 30 de agosto de 2016 in Sem categoria

Share the Story

Back to Top