Como Otimizar Suas Apresentações

Se você costuma fazer apresentações em powerpoint, seja para vender sua empresa, seus projetos ou, ainda, para o público interno da sua empresa (equipe e diretores), saiba que há diversos fatores que devem ser levados em conta e que podem contribuir bastante para que você tenha sucesso no seu objetivo.

Existe um mito de que uma boa apresentação não pode conter muitos slides. Isso faz sentido em apresentações que serão apenas enviadas por e-mail – que, portanto, não serão mostradas pessoalmente. Quando você estiver apresentando, essa relação entre o número de slides e o tempo total da apresentação estará sob o seu controle. Uma apresentação com muitos slides pode ficar mais dinâmica, tendo mais imagens que reforcem a fala do apresentador.

Mas antes de falarmos em imagens e textos, é importante lembrar que uma boa apresentação precisa contar uma história. Por isso, deve ser bem pensada e estruturada antes do desenvolvimento dos slides. Crie um roteiro com início, meio e fim, de modo que a ordem das mensagens faça sentido.

 

slides3

Se você inserir muitos textos nos slides, com receio de se esquecer de algum detalhe, correrá o risco de os ouvintes darem mais atenção à leitura, deixando de acompanhar a apresentação.

Os textos precisam ser curtos. Uma boa dica é colocar slides com perguntas que despertem o interesse da audiência e que, ao mesmo tempo, sirvam de introdução para a sua explicação.

Use imagens simples, impactantes e que, de alguma forma, reforcem o que você está falando. Ajuda muito se você tiver uma conta em um banco de imagens de qualidade, como o shutterstock, que possui uma infinidade de fotos conceituais e vetores que podem ser usados em qualquer tipo de apresentação. O uso de pictogramas também é um ótimo recurso para reforçar mensagens.

 slides2

 

Tão importante quanto os cuidados com o texto e imagens é saber manter um mesmo tom de comunicação. A apresentação precisa ter uma identidade visual consistente, textos e estilos de fotos alinhados a esse tom. Tabelas e gráficos complexos também podem ser simplificados e adaptados de acordo com a identidade visual da empresa ou o contexto do projeto.

 

slides4

E por fim, não se esqueça de fazer uma boa revisão ortográfica e treinar bastante sua fala, para que o discurso esteja totalmente alinhado com os slides.

Boa apresentação!

 

Por Rafael Bacelar

Posted on 13 de novembro de 2014 in Artigos

Share the Story

Back to Top